quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Racha com segurança



Desde que os carros e motos surgiram despertam admiração e fascínio. No início, eram vistos como uma revolução nos meios de transporte, e logo se tornaram objetos de desejo, ganharam vida e se transformaram em obras de arte sobre rodas.
Assim com o surgimento desta paixão automobilística ,surgiram os "rachas de rua", infração gravíssima, prevista no Novo Código Nacional de Trânsito, essa prática pode render ao condutor a cassação da Carteira de Habilitação além de multa .
Em casos de acidentes com vítimas fatais, os envolvidos responderam por homicídio doloso. A pena prevista no Código Penal é de 12 anos de prisão.Mas para aquelas que adoram essa atividade mas prezam a vida , existem as arrancadas.
Nos campeonatos oficiais de arrancada, promovidos pela confederação brasileira de automblilismo (CBA) e pelas federações estaduais, os competidores são em sua maioria motoristas comuns, que gostam de colocar à prova os motores de seus carros de passeio.
Proprietários de Chevettes, Gols, Paratis, Opalas e Fuscas, entre outros modelos, vão às competições e - diante de uma prova que simula o racha de rua - transformam-se em esportistas do automobilismo.
Para competir, é necessário estar com a documentação em ordem e submeter o carro a uma vistoria que identifica possíveis problemas de segurança. No local da disputa, apoio mecânico, brigada de incêndio, posto médico e ambulância ficam a postos para qualquer eventualidade envolvendo os competidores.
Além dos campeonatos de arrancada, há outros eventos do gênero que também são legalizados e obedecem as normas estabelecidas pela CBA. Um exemplo é o Racha Tarumã, promovido pelo Autódromo Internacional Tarumã em Viamão, no Rio Grande do Sul. Trata-se de um desafio homologado e supervisionado pela Federação Gaúcha de Automobilismo, que tem a mesma estrutura usada em uma competição oficial.
Tirar o motorista dos rachas de rua e possibilitar que ele curta sua paixão por velocidade em segurança. Com esta visão social, empresários e órgãos ligados ao automobilismo definem a iniciativa de organizar os campeonatos de arrancada e os rachas legalizados.
Para mais informações:


www.cba.org.br/
http://www.youtube.com/watch?v=brPJghL1koI
http://www.autodynamics.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Segurança nunca é demais como diziam os mais velhos,...

Agora a policia aumentou a pena para quem for pego no racha...

a materia na integra aki:

www.bemparana.com.br/index.php?n=53239

araços